terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Toxina botulínica

 



TOXINA BOTULÍNICA NA ODONTOLOGIA (Perguntas freqüentes)


1- O que é a toxina botulínica, nome comercial BOTOX OU DYSPORT?
O botox é a toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. A substância é famosa por ser utilizada com sucesso na correção de rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando realizamos movimentos mímicos. O nome comercial BOTOX é o mais comum, pois foi a primeira toxina botulínica produzida pela Allergan. Hoje no Brasil existem outras marcas comerciais como DYSPORT, PROSIGNE e XEOMIN, tão eficazes quanto o BOTOX.

2- Quais as indicações da toxina botulínica (BOTOX ou DYSPORT) na odontologia?
Poucas pessoas sabem que a toxina botulínica tem uma importante indicação terapêutica no tratamento de doenças causadas pelo excesso de contração dos músculos mastigatórios (apertamento dental e bruxismo), assimetrias faciais, hipertrofia do músculo masseter e disfunção das articulações têmporo mandibulares. Na odontologia o botox pode ser utilizado com sucesso para correção do “sorriso gengival”, que se caracteriza pela elevação acentuada do lábio superior ao sorrir, mostrando uma faixa de gengiva grande e tornando o sorriso anti-estético.

3- O que são rugas dinâmicas?
As rugas dinâmicas, ou rugas de expressão, são aquelas provocadas pela contração dos músculos da mímica facial e com o passar dos anos levam à formação de vincos na pele.

4- Como age a toxina botulínica (BOTOX ou DYSPORT)?
Quando injetada nos músculos, a toxina botulínica bloqueia a liberação da acetilcolina, uma substância neuro-transmissora responsável por promover a contração muscular. Uma vez paralisado o músculo, ocorre seu relaxamento e consequentemente a atenuação das rugas e diminuição da dor.

5- Em que regiões a toxina botulínica pode ser aplicada?
No 1/3 superior da face para a eliminação de rugas: aplica-se na região da testa, glabela (entre os supercílios), em cima das sobrancelhas (sobre os músculos corrugadores) e na região peri-orbitária ("pés de galinha"); no 1/3 médio da face, acima da “asas” do nariz (para correção do “sorriso gengival”); no 1/3 inferior pode ser aplicada no mento (queixo) e abaixo das comissuras labiais. Na odontologia pode ser aplicada no músculo masséter e feixe anterior do músculo temporal para atenuar o bruxismo e o apertamento dental. A toxina botulínica também está indicada para atenuar rugas no pescoço, controlar a hiperidrose (excesso de sudorese) nas axilas e palmas das mãos, aliviar dores lombares, enxaquecas e cefaleias tensionais.

6- O tratamento com a toxina botulínica pode tirar a expressão facial de uma pessoa?
Sim. Quando se realiza um número muito grande de aplicações de toxina numa mesma região, pode ocorrer a paralização total dos músculos responsáveis pela expressão facial. Entretanto, quando o procedimento é realizado sem exageros, consegue-se um ótimo resultado estético.

7- Como são realizadas as aplicações de toxina botulínica para tratamento de rugas?
Inicialmente analisa-se criteriosamente a face do paciente e determina-se com lápis dermatográfico os pontos que receberão a toxina. Em seguida, injeta-se a mesma diluída em soro fisiológico sob a pele com agulhas finíssimas, semelhantes as de insulina.

8- As aplicações são doloridas?
Em hipótese alguma! Como as agulhas utilizadas são extremamente finas (iguais as de insulina), não ocorre dor, apenas um ligeiro incômodo, e a maioria dos pacientes relata qua a “picadinha” é absolutamente suportável, sendo que alguns nem manifestam dor. Para as pessoas mais sensíveis, pode-se lançar mão de um creme anestésico tópico, que deve ser aplicado de 30 a 60 minutos antes.

9- Após quanto tempo começam a aparecer os efeitos estéticos e terapêuticos da toxina botulínica?
O efeito começa a ser percebido entre 48 e 72 horas após as aplicações, e tem o pico máximo após 15 dias, quando estabiliza. Recomenda-se sempre agendar o paciente após 15 dias da primeira aplicação para verificar a necessidade de eventuais “retoques” estéticos.

10- Quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica?
O efeito do tratamento varia de pessoa para pessoa, e numa mesma pessoa em relação ao músculo paralisado. Em músculos potentes e com muita atividade a durabilidade do efeito é pequena (1 a 3 meses). Uma vez finalizado o efeito, pode-se aplicar novamente a toxina. A continuidade do tratamento ao longo dos anos faz com que a duração do efeito seja maior.

11- A exposição ao sol atrapalha?
Não há evidências de que os raios solares interfiram no tratamento com a toxina botulínica. No entanto, lembre-se de que o sol é o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo, evite-o ao máximo.

12- Em quais casos a toxina botulínica está contra-indicada?
A aplicação de toxina botulínica está contra-indicada em pacientes gestantes e que estejam em fase de amamentação. Outra contra-indicação importante é nos casos de portadores de doenças que afetam os músculos como, por exemplo, a esclerose lateral amiotrófica.

13- A toxina botulínica provoca algum efeito colateral?
A toxina botulínica é segura e eficaz, porém após as aplicações podem ocorrer efeitos colaterais transitórios como dor de cabeça, náusea, diplopia, xerostomia (diminuição das secreções lacrimal e salivar), pequenos hematomas e ptose palpebral (abaixamento da pálpebra superior). Não se conhecem reações alérgicas as toxinas, porém não devem ser aplicadas em pacientes alérgicos à albumina (proteína do ovo), pois ela está presente na composição da maioria das marcas comerciais de toxina.